l'obsession

 


Tem um perfil de pessoas (no caso o meu), que fica obcecado pelas coisas.
A obsessão pode ser muito incrível quando te leva pra uma nova profissão, quando te faz se mudar de país, quando faz você aprender uma nova língua ou desenvolver uma nova habilidade, mas ela tem um grande ônus que é te cegar.
Na mesma medida que você precisa ignorar tudo ao redor para focar num objetivo e alcançá-lo, às vezes também esse hiper foco te faz não perceber detalhes importantes e coisas que deveriam ter sido levadas em consideração. Mas, bem, esse é o preço a pagar.
Sou obcecada em me relacionar, também. Nitidamente. Talvez isso tenha a ver com o fato de que sempre achamos que o tempo melhora as coisas, que as coisas se acertam, que, assim como nossos pais e avós, o amor consegue se perpetuar de forma silenciosa e lenta.
Ledo engano. Observar de fora relacionamentos não nos dá a menor ideia de como é se relacionar quando se está dentro de um. Muitas das crenças provavelmente foram 50% observação e os outros 50% imaginação, simples assim.
Ah! A imaginação! Que nos fez sobreviver como espécie, mas também nos coloca nas piores armadilhas. E, pior de tudo: feitas por e para nós mesmos.
A minha obsessão me levou a confiar no resultado sem levar muito em consideração o processo. Ou pelo menos eu achava que estava olhando o processo, mas talvez não estivesse olhando de forma racional, e sim baseada nas observações e imaginações que existiam dentro do meu coração juvenil. É engraçado ter um "objetivo", quando se fala de relacionamentos, porque é exatamente o caminho que importa, o processo. Ficar pensando no futuro não faz nenhum sentido.
Repito:
Ficar pensando no futuro do relacionamento não faz nenhum sentido.
Relações e relacionamentos precisam ser gostosos agora. Sempre. E se algum problema acontecer que ele não perdure no coração por tanto tempo. E mesmo que o problema exista, ele não pode ocupar o espaço de toda a relação, tem que ser uma pontinha num todo muito agradável.
Às vezes se apegar ao "dar certo", como eu pensava, é só viver numa eterna espera de algo incrível que vem no fim do arco-íris, quando na verdade, no relacionamento, toda a graça está no agora. Já tem tanta coisa nessa vida que a gente tem que projetar! A aposentadoria, a velhice dos pais, a doença, o planejamento dos filhos... por que também incluir mais uma projeção no relacionamento?
Essa é uma nota mental para mim mesma: se relacionar só é bom se está bom agora.
Não aceite menos ♡ e não aceite uma vida de perturbações e sofrimentos

E aproveitando o gancho: se 2023 foi o ano da morte e do renascer, 2024 é o ano de botar lenha na fogueira e fazer esse trem não parar de andar! Que os ventos soprem fortes e constantes rumo às batidas do meu coração.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Nous

Le coeur brisé

Adaptabilité