La deuxième pire année

Hoje é dia 27 de junho de 2021. Dia 453 desde o início da pandemia. Eu e Antonio estamos vivendo nesse mundo apocalíptico há 1 ano e 3 meses e, bom, muitas coisas aconteceram.

Hoje é um dia importante porque entreguei a última coisa necessária pra encerrar meu primeiro ano de doutorado: meu projeto de pesquisa. Daqui a uma semana, mais ou menos, faço a última apresentação e assim encerro esse ciclo. Hoje eu tive uma crise de choro logo depois de enviar o documento. Minha vista está cansada e meus olhos doem. Meu coração está apertado e sinto o bruxismo querendo atacar novamente.

Este certamente foi um dos anos mais difíceis da minha vida. Especialmente entre junho de 2020 e junho de 2021. Tudo o que eu vivi nesse período contribuiu para crises de ansiedade, expectativas e frustrações. Posso passar rapidamente por tópicos: 1. pandemia; 2. mudar de casa; 3. começar a dar aulas online; 4. passar num doutorado no exterior; 5. processos burocráticos para tirar o visto; 6. empacotar coisas e fazer mudança do kitnet; 7. casar; 8. sair do Sana pós-natal e queimar os dedos com cera quente na casa dos avós do Antonio; 9. ano novo em família no Peito do Pombo tendo que escrever dois artigos (sendo um o meu primeiro em inglês); 10. carnaval no Rio porque a casa do Sana estava cheia; 11. necessidade de diminuir o ritmo e vista cansada; 12. fim do doutorado.

Ufa! Escrever assim me faz pensar que realmente foi muita coisa em 1 ano. Como você pode imaginar, estou exausta, morta, acabada e falecida.

Mas, como tudo nessa vida carrega lições, venho tentar ajudar você a ter fresco as coisas que tenho aprendido nesse processo. Espero, do mundo do coração, que você nunca mais passa por isso.

Dicas:

1. Tenha as suas coisas. Mesmo que seja pouco. Mesmo que você tenha que trabalhar muito para ter. Tenha. Serão suas, não dependa dos outros.

2. Nunca mais trabalhe gratuitamente e, principalmente, nunca mais pague para trabalhar. Pesquisa científica é trabalho. Nunca se esqueça disso. Você é uma excelente cientista e merece ser paga para pesquisar.

3. Tempo livre é essencial. Pare de trabalhar aos fins de semana. Tire férias a cada 6 meses. Fique horas olhando para o teto. No longo prazo você verá as consequências de não ter tido tempo livre.

4. Valorize qualquer trabalho que você fizer. Mesmo se amanhã você for garçonete. Você sabe 3 línguas, fez mestrado e doutorado, publicou artigos, sabe programar, dirigir e cozinhar. Muitas pessoas investiram em você e é hora de você investir em você, também.

5. Se cerque de pessoas que você ama genuinamente. Faça favores e seja gentil gratuitamente. A pior coisa que existe é ser cínica ou se sentir devedora de algo. Não seja falsa, procure situações em que você seja verdadeiramente você e que você agrade as pessoas por prazer, não por obrigação.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Nous

Le coeur brisé

Adaptabilité