Le féminin sacré


Aqui algumas reflexões sobre o "sagrado feminino".
Em algum momento li "Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura?" de Sherry Ortner, onde ela que diz que enquanto o corpo biológico masculino é projetado para ele mesmo, o corpo biológico feminino é projetado para outro ser, para uma criança que está por vir, para a natureza. Os processos que vivemos relacionados ao útero são dolorosos e desgastantes durante a vida: a menstruação (pré, durante e pós), a gestação, parir, a lactação e a menopausa.
Existe aí, sim, algo que grita e que não é nosso. Como se o bom funcionamento do corpo fosse interrompido por uma doença súbita, algo que nos põe de cama, nos deixa com cólica, estressadas ou tristes. Esses processos acontecem quando adoecemos e muitas de nós passam por eles mensalmente - a interrupção do "correto" funcionamento corporal.
Não por esse "chamado da natureza", no entanto, que me parece correto crer que temos algo ~essencial~ que pessoas dotadas de um corpo biológico masculino não teriam. Entendo que certas vertentes filosóficas e religiosas entendem o "masculino" e o "feminino" não nas limitações que nossos processos culturais os encaixam, mas como forças opostas que se entrelaçam e se equilibram. Talvez nosso erro seja exatamente associar tão pura e cruamente aspectos tão complexos a corpos biológicos.
Homens com um instinto mais maternal do que mulheres, mulheres com uma competitividade mais acirrada que homens, homens que sofrem dores e fadigas constantes, mulheres que se sentem confortáveis com seus próprios corpos e atividades, homens que se sentem conectados com o todo, mulheres que se sentem descoladas desse mesmo todo. Somos múltiplos. Não é um "chamado da natureza", um sangramento mensal, que nos faz ter um tipo de psique ou uma tendência para tal mais inclinada. Não é não termos um útero que nos faz, também, desconexo dessa complexidade e conectividade que é a natureza, o corpo e quiçá um espírito.
Aprisionar questões tão amplas a fisiologias tão ridiculamente diferenciadas é limitar a explosão de saberes e intuições que cabem em um ser humano. Se a "força feminina" e a "força masculina" são usadas apenas como analogias (poderíamos dizer ying yang, etc) então é uma péssima analogia - por que não analisar, então, os extremos em si ao invés de compará-los à fisiologia? A generosidade e o egoísmo, a agilidade e a languidez e não associar à coisas materiais tais como um sistema reprodutor.
O discurso do sagrado feminino recoloca as pessoas dotadas de um corpo biológico feminino na posição de submissão (agora não só física e moral, mas também ~espiritual~, porque ~é seu papel~) e dessensibiliza as pessoas dotadas de um corpo biológico masculino, julgando-os incapazes de se conectarem com papéis que não estão associados à sua força viril, altiva, ágil e dominadora.
Vamos ter cuidado para não acharmos outras formas de limitarmos os seres humanos. Expandir e agregar é o caminho, não achar outras formas de nos podarmos.
Uma pequena observação: Esse processo não exclui espaços de encontro dos femininos. Espaços de troca, de sororidade, de amor, generosidade e, principalmente, ligado à feminilidade enquanto construção e não enquanto fisiologia. É só uma crítica ao "devir mulher" enquanto corpo biológico, não entendendo que vem da construção nossa identificação enquanto tais.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Nous

Adaptabilité

Le coeur brisé