Des amies


Esse lance de ter uma melhor amiga é muito engraçado.
É meio assustador, até. Você não pensa que vocês são, de fato, melhores amigas. É um título com muito peso, sei lá. Talvez até exista um medo lá no fundo de que você não seja você e sim a continuação da sua amiga, ou vice versa. Na adolescência, então, não ser você mesma parece a morte (afinal, rola toda aquela pressão de auto-afirmação e blábláblá).
Mas mesmo sendo difícil encarar a expressão "melhores amigas" é extremamente fácil ter uma relação assim com alguém. É algo que rola naturalmente quando duas pessoas têm muita afinidade. Quase um relacionamento amoroso só que sem sexo.
Estar em um relacionamento como esse é... gratificante. É não ter medo de ir nos lugares e ficar deslocada, porque você sabe que sempre vai ter aquela pessoa ali do seu lado. É poder não ter medo de falar com estranhos porque você sabe que a sua melhor amiga vai estar com você se alguma coisa der certo ou errado. É ter segurança, acima de tudo, nos seus atos, no que você pensa e em você mesma. É poder falar a verdade sem ter que usar meias palavras ou rodeios e poder tirar uma remela ou espinha da cara do outro sem nojo. É falar de literatura e filosofia durante horas a fio sem cansar (é claro que com uma cerveja na mesa do bar!).
É uma coisa tão forte que você não tem medo de que acabe. Não é preciso manter contato diário pra que você saiba que aquela pessoa sempre vai estar lá. É, por exemplo, completamente diferente de um namoro porque às vezes você ama uma pessoa e sente tesão por ela e todas essas coisas, mas por mais que seu relacionamento seja 100% sincero e aberto, vai faltar aquilo. Eu não sei o que é, não exatamente. Vai faltar aquela intimidade que não é intimidade de casal, é intimidade de melhores amigas. Vai faltar as discussões sobre música, livros e principalmente de filosofia (nunca pensei que esse negócio ia fazer tanta falta na minha vida). As divagações eternas, a boemia sem sentido, a falta de pudor pra falar com todo mundo e pensem o que pensarem. É diferente ser visto como casal. Não dá pra sair você, seu namorado e uma terceira pessoa e conseguir se divertir direito. Mas dá muito bem pra sair você, sua melhor amiga e mais algum desconhecido e ser uma noite inesquecível. Nem isso, acho que só você e ela já dão conta muito bem do recado.
Ter uma melhor amiga é libertador. É uma coisa estranha que você sente no estômago e não é que você esteja com muita vontade de tomar uma cerveja, mas é a vontade de tomar aquela cerveja naquele bar com aquela pessoa. Na minha singela opinião, só sabe ser feliz quem já teve uma melhor amiga.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Nous

Le coeur brisé

Adaptabilité